Monday, March 17, 2008

Artigo II - (Vento de) Doutrina da Restituição

[OU COMO SE ESQUECER DO NOVO NASCIMENTO]



Texto base: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Co 5.17



Nos últimos tempos surgiu um vento de doutrina na Igreja de Cristo, a da "restituição". Sendo objetivo, esta doutrina (ela não está escrita, portanto minha afirmação baseia-se no q tenho ouvido, ou seja o senso-comum) defende q uma vez q uma pessoa se converte ela passa a ter autoridade sobre espíritos malignos (verdade!) o q a capacita a se engajar na batalha espiritual (verdade!) e dessa maneira conquistar devolta do inimigo todas as coisas q ele "roubou" do novo convertido. Uma música bastante conhecida sintetiza essa "doutrina": "Debaixo do meu pé" da Comunidade Evangélica da Zona Sul, certamente não é a única, existem CDs e, até, ministérios inteiros dedicados ao tema.

Para analisar essa doutrina didaticamente vou desmembrá-la em partes menores para melhor compreensão.

1 - Na relação de restituição, existem dois agentes, o restituído e o restituídor.

2 - No ato da restituição existe um (ou mais) objeto(s) a serem restituídos.

3 - Para haver relação de restituição é necessário q algo q foi perdido (objeto) seja reavido pelo sujeito a ser restituído.


O mais interessante deste vento de doutrina é q o crente busca ativamente a sua restituição através de orações, jejuns, "batalhas espirituais", etc. Com efeito, a maior parte dos "objetos" a serem restituídos são bens materiais ou algum tipo de provisão financeira, como empregos. Desta forma caracteriza-se o desejo do crente em voltar ao seu passado, ao tempo de Velho Homem para reaver aquelas coisas q o Diabo lhe teria "roubado". Ou seja, o crente q busca a tal restituição pisa na cruz e tenta anular a obra salvadora de Cristo.

A obra de Cristo é perfeita, ela não precisa de restituição do passado. Simplesmente pq, como está claro no versículo base deste artigo, TUDO SE FAZ NOVO! Cristo jamais resgatará o passado do pecador, ao contrário, o apagará com o seu sangue. Ao receber a Cristo o homem nasce de novo, vive uma nova vida.

Alguns poderão afirmar q a restituição caberia no caso dos roubos de Satanás praticado contra alguém já em sua vida cristã. A esse argumento responde-se com o texto de 1 Jo 5.18 : Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Fica claro q nenhum demônio, principado ou potestade tem autoridade ou poder para tocar, roubar, matar ou destruir um legítimo Filho de Deus. Somente com autorização expressa de Deus e sempre pra envergonhar o Diabo (como no caso de Jó). Se algo nos ocorre por influência de Satanás, acontece sob nossa permissão através de uma vida indigna à cruz de Cristo, ou seja, cheia de pecado.

A conclusão é lógica. Não se pode restituir aquilo q não se foi roubado. Certamente o Diabo pedirá de volta o q ele deu a alguém q se converte, e é de total interesse de Cristo q tais coisas sejam deixadas para trás, pois jamais Jesus habitará na herança de Satanás. Tudo aquilo q somos e temos na nossa vida Nova Vida, é Novo! E é por isso q andamos em "Novidade de Vida". Desculpem a redundância.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home