Monday, March 17, 2008

Artigo III - Brasil para Cristo ou Cristo para o Brasil?

Texto base: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt 28.19


Recheado de "profetadas" se infiltrou na Igreja brasileira um movimento q doravante será chamado Ufanismo Gospel. Objeto da minha apreciação no presente artigo.


O movimento ufanista gospel do Brasil crê q Deus está levantando o nosso querido país como uma espécie de "Novo Israel" a enviar missionários por todo mundo e patrocinar o "avivamento" ao redor do globo. Acreditam ainda q nosso país é o escolhido de de Deus para este tempo, uma espécie de "bola da vez" no serviço do Senhor, possivelmente o último antes da volta de Cristo. O ufanismo gospel, portanto, reaviva (repaginado, evidentemente) o conceito de nação escolhida presente no Velho Testamento.


A antiga aliança feita entre Deus e os descendentes de Abraão, Isaque e, principalmente, Jacó (Israel) previa exatamente isso. Uma nação literal que fosse santa, separada entre as demais da terra, corrompidas pelos falsos deuses. Tratava-se de um povo, com língua, com um rei, etc. verdadeiramente um Estado com sua respectiva organização política. Com o advento da nova aliança em Cristo o conceito de nação literal cai por terra e um novo conceito surge, a nação da herança de Cristo, ou seja todos aqueles q se identificam com a cruz de Cristo. Neste momento se cumpre a palavra feita por Deus a Abraão: "e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gn 12.3b Por intermédio de Jesus, descendência de Abraão, agora são incluídos na família de Deus gente de todo povo, língua e nação.

Portanto, em Cristo, extingue-se o conceito de nação política, com uma organização política e cultural... o Israel de Deus são todos aqueles q recebem a Cristo.

Entretanto, os ufanistas gospel parecem ignorar esse fundamento do evangelho e apregoam para os cristão brasileiros prerrogativas de uma geração especial, separada. Além disso, "profetizam" bênçãos sobre o país neste tempo, q são claramente contrárias a palavra de Deus, visto que, TODO O MUNDO irá de mal a pior conforme o aproximar da volta de Cristo e o aparecimento do homem da iniqüidade. Toda profecia deve ser julgada e nenhuma profecia atual se sobrepõe a suprema revelação da Palavra de Deus q é Bíblia. Deus não tem planos especiais para o Brasil. Simplesmente pq Ele não está preocupado com fronteiras, culturas ou políticas, mas sim em salvar almas! Sejam elas de onde forem... Brasil, Argentina, Paraguai, Uganda, Arábia, Itália...

Os Ufanistas estão preocupados em declarar o Brasil para Cristo. Uma espécie de território sagrado com fronteiras santas... Levar o Brasil para Cristo parece ter uma conotação de sacrifício levado à presença de Deus. Como entregar a sua terra a Deus. A verdadeira preocupação q subjaz a tudo isso é a de trazer no processo as bênçãos de Deus para a nação. Desejam criar algo como uma teocracia em que a vontade de Deus seja feita na presente Terra, a começar por nosso país. Todavia eles parecem se esquecer a verdadeira dimensão da Igreja de Cristo, a de peregrinos, estrangeiros nesta terra. A Bíblia é clara, Deus criará novos céus e nova Terra... e nela habitaremos e então Deus governará.


Outra sutileza perversa de levar o Brasil a Cristo é por analogia, trazer o mundo (Brasil) para dentro da Igreja (Cristo). E não levar Cristo para o Brasil, ou melhor ainda, para os BRASILEIROS (para ficar clara a distinção entre a salvação individual e o conceito de nação). Levar o Brasil para Cristo e levar Cristo para os brasileiros são dois coisas fundamentalmente diferentes. Somente a segunda está de acordo com o Ide de Jesus (nosso texto base) onde Jesus ordena aos discípulos irem pelo mundo a fora e não trazer o mundo igreja a dentro.


Minha última e não menos importante preocupação com os ufanistas gospel é relacionada às suas orações. Tenho visto muitos líderes conhecidos na igreja evangélica brasileira levando seu ufanismos às raias da heresia. Alguns deles oram pedindo perdão pelos "pecados da nação" inclusive mesmo antes do descobrimento... dos índios. Tentam conseguir graça de Deus com isso, mas ofendem o evangelho de Cristo. A salvação é individual, tal como o perdão. O sacrifício de Cristo é pessoal e intransferível, ninguém pode receber a Cristo por outra pessoa. O Ufanismo Gospel é preocupante pois agride a o evangelho e abala muitos dos fundamentos e rudimentos da nossa fé.

Misericórdia de Deus a todos, em Cristo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home